Make your own free website on Tripod.com


Palhaço Pincel

home

shows

brinquedoteca

cultura

histórico

 

 

 

 

 

 

 

      Romário G. Ferreira

                                                                

 

 

Curriculum Artístico

  • Romário  Gualberto Ferreira    -      44 Anos

  • Rua Dr. Geraldo Magela, 108                               

  • Centro

  •  Medina - MG - 39620-000

A Arte do Palhaço

 

A arte do palhaço (Clown), é uma das atrações mais marcantes no mundo circo, onde um circo sem palhaço não perde o sentido, mas essencialmente a graça. Sem tirar é claro o mérito das demais modalidades artísticas do circo, o palhaço é acima de tudo a atração maior, o provedor do riso, da descontração, do inesperado, do absurdo lúdico, do real transformado em imaginário, em forma de jeito e trejeitos; do óbvio simples e do decifrável, do desequilíbrio equilibrado, do tudo e do nada, do certo e do errado, do forte e do fraco, do esperto e do bobo, do branco e do preto, do augusto e do pastelão, do começo e do sem fim, do homem e da mulher, da criança , do jovem e do velho, da vida e da morte, da natureza e da arte.

O que seria este mundo de faz-de-conta e fantasias, cujo objetivo maior é levar humor verdadeiro e sincero ?

Nos tempos atuais vimos que por falta de valorização à arte e a cultura, o palhaço foi associado a um sentido pejorativo e sem importância. Quando relembramos a origem do palhaço, observamos o quanto este ser contribuiu para a sociedade de uma forma geral. Desde o tempo das cavernas, onde os nativos para se divertirem, cabriolavam o rosto com carvão para fazerem graça para os outros amigos. Passamos por todos os períodos da história e vemos um ser engraçado deixando sua contribuição para a comunidade, fazendo o que imagino ser o mais difícil e complexo que é arrancar o riso como forma de trabalho.

Quando nos reunimos com os amigos, sempre temos aquela pessoa  alto astral que nos conta piadas e procura deixar o ambiente mais alegre e saudável, fazendo isto de forma espontânea e sem compromisso. Já o palhaço, quando solicitado, se espera algum tipo de graça ou peraltice que por sua vez se tornou sua marca registrada. E é por isso, que costumamos dizer que é mais fácil fazer chorar do que rir.

Quando falamos em palhaço, nossa imaginação viaja no mais amplo horizonte lúdico que é o mundo da criança. Sendo assim, podemos afirmar que o palhaço é a própria face da criança. Criança esta a qual, mantém viva  a hegemonia e a existência do ser mais bizarro da face da terra, que é este palhaço.

Através de brincadeiras engraçadas, os palhaços da Brinquedoteca visam transmitir conceitos muito sérios, que atinjam diretamente, a uma melhor formação educacional da criança. Quando lidamos com crianças, não podemos esquecer que estamos trabalhando com o mais puro ser humano que existe na face da terra, por isso, todo cuidado é pouco quando aplicamos conceitos ou costumes que influenciem direta ou indiretamente na vida das mesmas. Por conta disso todo trabalho é pré-selecionado com toda didática, antes de ser aplicado. Com todos os requisitos cumpridos, o objetivo é levar o que há de mais puro e belo para nossas crianças; tornando assim sua mente rica em conhecimentos e discernimento entre o certo e o errado; trabalho este que surte efeito imediato na vida da criança, tanto no âmbito individual, familiar e social.

Baseado em tudo isto, o Palhaço Pincel traz a tona, as diversas atrações do circo de ontem, hoje e sempre, com as mais divertidas esqueties circenses como:

  • Mamãe abelhinha, a bomba, o lixeiro ( ou a aposta), a dona da pensão, histórias de horror como o caderudo ( ou a caçada ), o casamento do palhaço, a luta de boxe, o cumprimento, o sonâmbulo e o viajante de traz pra frente.

Para completar as atrações, o Palhaço Pincel ainda brinca e diverte as platéias, cantando músicas infantis do folclore brasileiro, onde faz uma completa interação com o público presente, principalmente os pequeninos. Pincel conta histórias clássicas, animando crianças e adultos de todas as idades. Com criatividade ministra oficinas de brinquedos e brincadeiras utilizando-se dos mais variados materiais ( principalmente sucatas ) e faz pinturas faciais, sem contar a vasta experiência que adquiriu trabalhando na Brinquedoteca Municipal de Barueri-SP, considerada pela Ass. de Brinquedotecas, como a maior do mundo em torno de 180 países, por sua estrutura de trabalho e sua ampla extensão mobiliária, e atividades oferecidas a um grande número de atendimentos diários, girando em torno de 500 crianças em todos os seus projetos.

Na Brinquedoteca de Barueri, o Palhaço Pincel atua também com coringa que se transforma em momentos em muitos outros personagens,ou simplesmente o profissional Romário para dar suporte e apoio profissional aos demais colegas de trabalho e ou personagens e módulos tais como:

  • Oficina de Linguagem, Lugar de Brincar, Ciências e Tecnologia, Sucatoteca, , Artes Plásticas, Oficina de Teatro, Música, Cidadania, Recreação e Integração.

De uma forma alegre e divertida fazem as mais diversas tarefas do dia-a-dia da Brinquedoteca.

Além do trabalho interno, Romário participa junto a uma Equipe de Animação da Brinquedoteca tendo: Palhaços, Bonecas, Fadas, Bichos e Coordenadores, que fazem trabalhos externos em Escolas, Creches, Maternais, eventos de rua do Município, Universidades, Congressos, Feiras, Campanhas Políticas e Sociais, Hospitais com crianças e idosos, Visitas residenciais, Festas comemorativas (Aniversários) em residências e Confraternizações de Empresas.

 

SHOWS EDUCATIVOS

 

Com muitas brincadeiras e peraltices, os palhaços Pincel e Formigão, passam os mais importantes conceitos em:

  • Cidadania;
  • Higiene pessoal;
  • Higiene ambiental;
  • Saúde da criança;
  • O bom relacionamento da criança com a criança;
  • Da criança para com os pais;
  • Da criança para com os educadores;
  • E o respeito a si próprio;
  • O respeito ao meio em que vive;
  • o respeito com os materiais que utilizarmos;

Com tudo o show é transmitido com muita alegria e graça, arrancando gargalhadas verdadeiras por onde quer que eles passem.

 

MATERIAIS  UTILIZADOS

 

Os mais engraçados e estranhos que possam existir como:

  • Marreta gigante, escova de dente enorme, pente para cabelo tamanho extra, tesoura gigante e outros equipamentos fabricados para cada momento ou esquetes.

PALHAÇO  PINCEL  QUER MUDAR  PARA  MINAS GERAIS

 O  Palhaço  Pincel,  com  seus 7  anos e meio  de experiências na Brinquedoteca de Barueri - SP (Considerada  pela ABBri  como  a  maior do Mundo), ele está  querendo  ir embora de são paulo para qualquer  Cidade do Estado de  Minas Gerais,  que  Gostaria  de tê-lo  como parte integrante de sua equipe cultural. Caso Haja algum interesse em contratá-lo permanente  para  sua brinquedoteca ou setor cultural,  é  só entrar em  contato  pelo e-mail: romanipincel@ig.com.br ou romanipincel2008@hotmail.com ou ainda pelo fone:  ( 33 ) 8428-7199 ou (12)3887-9002